quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vôo sozinho

Fui numa festabanada
Na Unicampo de concentração
(Onde é exterminado o pensamento)
E não conseguitarra aguentar
Pois era uma baruolheira
Que incoemoldurava meus
Olhos e ouvidros.

Não reclamarei da ignoerrância
Desse povo analfaberto musical
Ainda vivendo a era primitiva do bacanal:
Música que é basicamente pulso.

Mas tudo bem, chega de ataque,
Hoje me transformo em
Bode explanatório.

Eu, tantas vezes sério
Tantas vezes riu
Eu, tantas vezes Pessoa
Outras alma que com o pé soa
Com o mesmo sobrenome de Flávio
Andando contra a procissão
Demonstrando ser homem são
Com consciência e precisão
Preciso me ex(com)plicar.

Eu, que tantas vezes sou erudito
Tantas vezes sou festeiro
Tantas vezes sério
E outras baderneiro
Tantas vezes burguês
E outras marginal
Preciso tomar para mim
Minha overdose de culpa lalá.

Eu que canso de assistir concertos
Mal vestido, às vezes até de bermuda,
Utilizando linguagem coloquial
E gírias juvenis em ambiente idoso, conservador e elitista.
Eu que vou ao teatro de chinelo
E dirijo na contramão, acima da velocidade permitida.
Eu que tanto assumo postura de orador
Em baladas chinfrins na esquina de casa.
Eu que sou anárquiprocó em reuniões sérias
E seríssimo em lugares prospícios à bagunça
Preciso apontar o dedo em minha própria cara deslavrada.

Quantas vezes me senti um mau elemento
Pratinho feio em mesa de alvoroço alheio?

Nos concertos sinto a rái soçaite me esnobando
Nas baladas sou esnobre
Em lugares cheios de leis sou desordeiro
(Rodeado por milhões de cordeiros)
Já onde não as há, as leis, quero criá-las
E é assim que não me exscinto bem
Em vulgar algum.

O pior foi sempre ter botado a culpa
Nas pessoas ao meu ré dó ré.

Mas hoje não, as coisas passam a ser diferentes
Penso até em ir para o palco, não como ator
E sim como contra-regra.
Mas seria pouco.

Sim, isso tudo seria muito pouco
Pois não sou contra-regra
E muito menos a regra
Hoje eu definitivamente
Descobri que sou pura e simples
Excreção.

Me sinto uma verdadeira merda
Renegada pelos velhos corocas da Sala SP
Porque leio Plínio Marcos ou Sade,
Ouço Ligeti e Stocknhausen.

Sinto-me o melômano de luxo
Crítico voraz das bandinhas e DJs
Que ao apontar a ignorância musical destes
Acaba sendo a verdadeira bosta fedorenta
Dos eventos que frequento para encher a cara.

Sou o motorista imprudentelequioso
Que para os mais certinhos
(E incapazes de dirigir velozmente sem se acidentar)
Vive a fazer cagada no trânsito.

E quando demonstro vontade de ordenar
O sistema hipócrita, injusto e corrupto
Em que vivemos,
Sinto ser as fezes
Que os falcatrueiros aniquilam pela descarga.

Não há mais sombra de dúvida
Já não sou contra-regra
E muito menos a regra
Hoje eu definitivamente
Descobri que sou pura e simples
Excreção, mas com um porém,
Me orgulho muito disso.
Afinar de contas, se não me orgulhasse,
Eu não seria a excreção, e sim a regra.

Um comentário:

  1. senti o mesmo ao estar na unicampo de concentração... fiquei uma hora pra mover os pés e ir embora, tamanha vastidão do assombro...

    http://augustomeneghin.blogspot.com

    ResponderExcluir